terça-feira, 27 de novembro de 2012

Problema no painel de instrumentos - Chrysler Neon 95/99

 
    O Chrysler neon possui um problema bem comum que é chamado de "solda fria", onde com o tempo os contatos da solda vão se perdendo, e quando fria piora a situação, não conseguindo gerar contato algum. Com isso pode ser que pare de funcionar o velocímetro, marcado de combustível e etc, levando muita gente comprar um painel inteiro novo, e gastar horrores com isso.

   Aqui ensinarei como arrumar esse problema que assola os carros com painel eletrônico, isso mesmo, este tutorial serve para sua ecosport ou fiesta, claro, cuidando nas devidas modificações de um modelo para o outro.

O que vamos precisar?
- Ferro de Solda
- Estanho de boa qualidade
- Chave Philips
- Chave Torque por volta de T15
- E um pouco de coragem

OBS.: Se você nunca soldou algo eletrônico, aconselho a desmontar o painel e levar para uma eletrônica, tudo aqui é por sua conta e risco, não nos responsabilizaremos por nada de errado que você tenha feito!

Abrindo o painel:
   Abrir o painel é muito fácil e simples, você começa da esquerda para direita (pelo lado do carona) a puxar a parte plástica maior, aquela onde tem os buracos para os twitter's e o ar-condicionado. Force um pouco para cima que ele vai se desencaixando, não tenha medo, ele vai se soltando numa boa.




    Após tirar a tampa plástica, desaparafuse os parafusos que se encontram no canto do painel. Os parafusos de baixo são difíceis de tirar, enfie a chave philips na diagonal e desaparafuse, não é preciso tirar o resto das partes do painel, com um pouco de manha e paciência você consegue.


    Desconecte os plug atrás do painel e puxe-o para cima, ele sairá facilmente.



Hora de soldar:
   Aqui tem um vídeo explicando todo o procedimento de como desmontar a placa do painel e depois verificar onde se deve soldar. A parte onde ele tira as lâmpadas não é necessária, pode desgrudar a placa com todas as lâmpadas conectadas.



   Após soldar, faça o processo inverso de desmontagem e teste o carro, caso algum ponteiro não esteja funcionando ainda, reveja os pingos de solda, algum pode ter ficado mal colocado. Para testar não precisa aparafusar nada, só conecte os plug certinho atrás do painel e seja feliz!


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